voce esta em: posts

O QUE É OLHO DE PEIXE.

A verruga plantar, vulgarmente conhecida como olho de peixe, que resulta de uma infecção viral benigna na pele, resultante do contato com o papiloma vírus humano (HPV) e que aparece na planta dos pés.

A verruga plantar se caracteriza pelo surgimento das papilomatoses e, na maioria dos casos, evidenciam-se pontos negros.

Estes pontos são terminações de vasos sanguíneos trombosados, que se forem seccionados, farão verter sangue pelos pontos negros descobertos.

A verruga pode ser profunda e normalmente dolorosa ou desenvolver-se mais à superfície, formando placas (verruga mosaico), menos dolorosa.

As lesões são contagiosas e podem ser facilmente disseminadas para outras partes do corpo.

O contagio pode decorrer do contato direto ou indireto com pessoas que tenham a lesão, normalmente através de superfícies contaminadas, em especial (balneários, agua parada, em volta das piscinas) e introduzir-se no organismo através de traumatismo na pele.

Situações de estresse, doenças que afetam o sistema imunológico, uso de medicamentos imunodepressores e imunossupressores.  Cortar a verruga pode parecer um bom plano para se livrar dela, mas nem pense nisso.

Extrair uma verruga sem a devida orientação pode fazer com que o vírus. HPV se espalhe para outros locais fazendo com que novas verrugas nascem.

Tocar em suas próprias verrugas pode parecer inofensivo, mas não se esqueça de que é possível carregar o vírus para outras partes do seu corpo e aumentando o problema.

Por isso sempre que encostar em suas verrugas, certifique-se de estar usando luvas ou de lavar bem as mãos em seguida.

Embora verrugas possam ter efeitos ruins sobre a sua autoestima, é importante manter em mente que, em geralmente, não causam complicações de saúde grave.

O tratamento compete ao podologo orientar aos pacientes quando da necessidade de um acompanhamento médico para tratamento multidisciplinar (tratamento podologo e médico).

Pé&Pé Podologia 2018