voce esta em: especialidades / fissuras

FISSURAS

Fissuras Calcânea ou Rachadura

 

São lesões lineares ou estreitas superficiais fisiológica ou patológica. Quando a epiderme (camada externa) é agredida e não havendo perda do tecido a mesma tem uma reação de espessamento (acumulo de queratose) linear da pele superficial ou profunda que surge como defesa sem deixar, contudo cicatriz.

 

 

Os pés conseguem aguentar cargas elevadas, mas demasiado esforço empurra-os para além de seus limites.

 

Ao se caminhar em superfícies duras, praticar esportes ou usar sapatos que irritam os tecidos sensíveis dos pés, podem se desenvolver as calosidades, e este é o problema mais comum que afeta o calcanhar.

 

Um calcanhar lesionado cura-se por si próprio sem necessidade de qualquer intervenção desde que se retirem os agentes causadores e haja bastante descanso.

 

No entanto, muitas pessoas tentam ignorar os sinais e os incômodos do calcanhar, mantendo as atividades e os agentes que causam dor. Quando se continua a esforçar um calcanhar simplesmente se piora a situação, que pode se transformar em lesão crônica conduzindo a mais problemas. As fissuras calcâneas ou rachaduras podem variar em espessura; algumas lesam a pele apenas superficialmente e outras podem até atingir tecidos profundos ocasionando sangramento devido ao espessamento e endurecimento da pele (hiperqueratose), onde o tecido perde a elasticidade e abre pela pressão ao se movimentar.

 

Às vezes atingem nervos presentes na derme (segunda camada da pele) causando sangramento e dor semelhante ao corte da pele com uma navalha.

 

Principais causas

 

O aparecimento de fissuras ocorre por vários fatores:

 

A falta de hidratação pela não ingestão adequada de liquido (água) por dia, uso de sapatos inadequados e problemas hormonais e renais são as principais causas de fissuras calcâneas.

 

Ocorre também por defeitos ortopédicos, hereditariedade, alterações climáticas, consequência de psoríase, diabetes, doenças vasculares, micoses, agressões químicas, andar descalço e usar sapatos abertos.

 

·  Vale lembrar que a hidratação com ingestão diária de liquido e a hidratação dos pés com cremes específicos, além do uso de calcados adequados, podem evitar o surgimento de fissuras ou atenuar o problema.

 

·  Dica : para fazer uma hidratação profunda, recomendo passar uma camada de creme e envolver os pés com filme de pvc por cerca de 10 minutos pois isso ajuda a acelerar e intensificar a hidratação.

 

Mas não esqueça de que o trabalho de um bom podólogo e fundamental para que se obtenha um resultado mais eficaz, como mostrados nessas fotos.

Não há nada melhor do que 22bet mobile app quando se trata de ganhar dinheiro. O quê, não é? Veja por si mesmo.

Pé&Pé Podologia 2018
Todos os direitos reservados

FALE CONOSCO

Rua Padre Montoya, 593, Centro 85851-080 Foz do Iguaçu

45 3574 7000

contato@peepepodologia.com.br

ACEITAMOS